p

segunda-feira, março 26, 2007


Acabei de me deparar com esta notícia: "Espectadores da RTP elegem Salazar como o grande português".

Hoje é um daqueles dias em que fico sem vontade de voltar a Portugal. Estava toda contente com os resultados em relação à pena de morte (79% tugas contra)...mas estragaram tudo. É triste que as pessoas não se apercebam da sorte que têm por terem liberdade de expressão, por viverem em democracia. Por pior que o país esteja, temos o privilégio de viver num regime democrático que me permite escrever aqui O SÓCRATES É UM IDIOTA sem ter a pide atrás de mim. Fico triste, muito triste, por saber que há tantos portugueses que elegem um ditador como "o grande português"...triste e preocupada. "Dá Deus nozes a quem não tem dentes".

25 de Abril sempre! Liberdade sempre!

5 Comments:

Blogger Pateta Anorético said...

Pah, esquece isso. Houve nitidamente uma mobilização dos interessados em tornar o Grandes Portugueses uma questão politica. Com tantos séculos de historia, escolhem para o pódio três marmelos do século vinte, provavelmente o século mais triste de Portugal.

Na realidade, esta votação é extremamente falaciosa e vai contra todas a regras de amostragem que se devem usar no tratamento de dados estaticos. É mais coerente e plausivel uma amostra de 1000 pessoas escolhidas de forma distribuida que esta votação.

Deixo aqui um link com que mostra exactamente isso.

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/SondagemGrandesPortugueses.pdf

3/26/2007 11:24 da manhã  
Blogger Megazeth said...

Eu achei que é precisamente por haver liberdade de expressão que o povo se exprimiu desta forma....Isto é uma critica à política actual……..não acho que tenha sido pelo heroísmo de Salazar ou Álvaro Cunhal, que ficou em segundo……repara que ficaram o comunismo e o fascismo nos dois primeiros lugares....dois opostos.

3/26/2007 2:10 da tarde  
Blogger Seco said...

O maior cúmulo é serem políticos os maiores portugueses de sempre!!!
Isso é que não me cabe na cabeça.

3/26/2007 5:59 da tarde  
Blogger ruds said...

Para mim a sondagem do link que o Justino postou são bem mais relevantes da opinião da generalidade dos tugas. Não acredito minimamente que a maioria dos portugueses acreditem que um Salazar ou um Cunhal foi mais ou melhor português que qualquer um dos restantes elementos da lista, tipo um Camões, um Pessoa, um Vasco da Gama, etc.
E se o povo anda revoltado com os actuais políticos, que trabalhe, que pague os impostos devidamente, que vote nas eleições quando é chamado para tal..
O resto é história.

3/26/2007 7:06 da tarde  
Blogger Pateta Anorético said...

O que é triste é haver palermas que acham que um programa como os Grandes Portugueses é o sitio indicado para mostrarem o seu desagrado em relação à politica actual. Mais triste ainda, é no próprio programa terem apelado ao voto útil!!! Como se o resultado fosse vinculativo!

Para quem não viu o link da sondagem e ainda acredita que se trata mesmo de liberdade de expressão, posso citar uma parte:

"D. Afonso Henriques é o mais votado, seguido no pódio por Luiz Vaz de Camões (em segundo) e o Infante D. Henrique (em terceiro). Parece que a História Antiga prevaleceu na escolha dos inquiridos, em detrimento dos finalistas mais contemporâneos."

"Em termos de idades, é curioso constatar que enquanto o Infante D. Henrique obtém um resultado com ligeiríssimas alterações, pelo contrário Álvaro Cunhal e António Oliveira Salazar sobem com a idade e com D. Afonso Henriques e Luís de Camões ocorre o inverso."

De qualquer maneira é também interessante constatar que dos 10 finalistas, D. Pedro II, D. Afonso Henriques, Marquês de Pombal, Salazar, Vasco da Gama (5) eram bestas sanguinárias. :)

3/26/2007 9:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home