p

sexta-feira, setembro 28, 2007

Discussões...

Como é normal, as conversas com a minha prima acabam quase sempre em futebol e em como o Benfica é o melhor clube do mundo. Esta semana a discussão foi sobre as assistências nos estadios e em como o Benfica tem pior assistências médias que o FC Porto. Como não tinha factos acabei por não entrar na discussão parva de o-meu-é-maior-que-o-teu (se bem que entre mim e a minha prima esta expressão nao faça muito sentido). Mas hoje resolvi googlar um pouco sobre o assunto e encontro-me agora na posse de factos. Segundo a federação portuguesa de futebol, na segunda volta tivemos os seguintes valores de assitências médias:

1º Benfica, 345.687 (43.210 por jogo)
2º F.C. Porto, 319.178 (39.897)
3º Sporting, 246.925 (30.825)
4º Sp. Braga, 107.523 (13.440)
5º Académica, 94.320 (11.790)
6º Boavista, 71.714 (8.964)
7º Beira Mar, 70.739 (8.842)
8º Vit. Setúbal, 60.296 (7.537)
9º Belenenses, 59.132 (7.391)
10º U. Leiria, 48.762 (6.095)
11º Marítimo, 35.073 (4.384)
12º P. Ferreira, 32.392 (4.049)
13º Nacional, 29.478 (3.684)
14º Est. Amadora, 12.692 (1.586)
15º D. Aves, 10.869 (1.358)
16º Naval 1º Maio, 10.459 (1.307)

Infelizmente não encontrei os valores das duas voltas juntas, mas estes valores provam que tenho razão. Já agora, a titulo de curiosidade, fica o Top 5 deste ano:

1º Sporting CP bwin LIGA 96.644 (3 jogos)
2º FC Porto bwin LIGA 88.228 (2 jogos, 1 derby)
3º SL Benfica bwin LIGA 87.177 (2 jogos)
4º SC Braga bwin LIGA 55.283
5º V.Guimarães bwin LIGA 32.410

Ressalva também para o facto do Benfica - Vitória de Guimarães (52464 - 80,71% ocupação) ter tido mais gente que o Porto - Sporting (49709 - 97,57% ocupação).

5 Comments:

Blogger Nunes said...

e assim vai o estado do pais com tanta gente a deitar dinheiro fora... e porque? Para ver uma victoria... 10 segundos aos circulos no estadio e ala pa mao do tratador! é q pa ver futebol nao vao la de certeza...
xiiiii
barulho!

9/28/2007 3:15 da manhã  
Blogger Seco said...

Piu, piu!

Infelizmente os dados do Enorme Braga para esta época estão subvertidos, já jogou em casa com o Porto e Benfica...

É uma pena é os ingressos para os espectáculos serem tão inacessíveis para a maior parte das carteira portuguesas, isso explica não só os estádios vazios, mas também a inexistência de actividades culturais independentes.

Aqui passa-se de forma diferente, ainda no fds passado foi a Noite em Branco, em que os museus ficaram abertos toda a noite, e ouve actividades culturais à borla um pouco por toda a cidade. Ontem fui ver o Real Madrid vs Betis, e apesar do segundo estar a baixo da linha d'água, o estádio estava garantidamente a 90%.

O que pode ser tão diferente?

9/28/2007 9:20 da manhã  
Blogger mia said...

Xxxiiii, tu ainda es pior que eu, do que te foste lembrar!!! :P Mas ja que so encontraste dados da 2da volta, eu apresento dados do 1ro terco do campeonato (nao encontrei da 1ra volta completa)

1. Porto - 41.434 - 82%
2. Sporting - 33.273 - 65%
3. Benfica - 31.645 - 48%

A comparacao do porto/sporting e do benfica/guimaraes e' irrelevante, uma vez que de facto os 4900 e tal correspondem a lotacao esgotada no dragao (deixam sempre alguns lugares por questoes de seguranca, o que correspondera aos 3% que ficaram por preencher...se nao temos um estadio com mais lugares, nao podemos ter uma media maior que isto, ne?

Seguindo o mesmo raciocinio...priminho, faz uma coisa: a esse total da segunda volta retira a diferenca de lugares entre luz e dragao/alvalade (sim, os jogos dos grandes foram ambos na luz na segunda volta do ano passado!)...e ja estou a ser simpatica pq para isto da media de assistencias ser justo e retratar qual a assistencia mais fiel ao clube, estes jogos que ja se sabe esgotam os 3 estadios nem deviam contar! Bem, retira entao essa diferenca...e ve qt da...

Nao sei se o porto passa a frente ou nao, mas deve ficar ela por ela...de qq modo o meu argumento e' apenas de que o porto e' a equipa com uma assistencia mais constante, no ano passado, na fase de descalabro teve alguns jogos que desceu aos 30 e tal mil, mas desde a fase do mourinho que anda pelos 40 000 de assistencia EM TODOS OS JOGOS, ou seja, geralmente um Porto-Estrela/setubal/academca/etc leva mais gente que um sporting ou benfica/ restantes clubes ditos "nao grandes". O benfica por vezes tem assistencias inacreditaveis, que nem cabem no dragao, mas ha jogos em que andam nos 30 000 e tal, e isso raramente acontece no dragao (e' bem capaz de nunca ter acontecido, mas estou a falar de cor).

Tenho dito! ;)

9/28/2007 11:34 da manhã  
Blogger jms said...

Bom, se a variancia entre jogos é maior ou menor, pouco me interessa. O que me interessa é que o benfica tem as melhores assistencias médias. Se o vosso problema é o estádio pequeno, façam um maior! :D

9/29/2007 8:12 da tarde  
Blogger Gui said...

(MIA)

Neste caso terias um grande desvio padrao pq a media é inflacionada pelos jogos em casa com sporting e porto... A mim o que me interessa e´a fidelidade dos adeptos, e essa media não a reproduz...que os adeptos gostam de ir ver classicos e derbys não é novidade...mas estar la a apoiar a equipa independentemente de o jogo ser grande ou pequeno...isso e´so pa malta rija do norte, carago! Vcs precisam de nos e dos leoes para encher o estadio...a nos basta-nos...nós!

:P :P :P :P :P hmm...qual de nos vai ser o primeiro a dizer "fica la com a bicicleta?" :P Sera que a teimosia é genética?? ;)

Pq raio é que estou a escrever sem acentos num computador com acentos???? Isto das Américas dá nisto!!!!!

Sempre fui sair ao Porto...não tfonaste!!! Buuuuaaaa!!!!! :( :( :(

9/30/2007 1:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home