p

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Aborto

Ontem estava a ver o Telejornal quando me deparei com a seguinte notícia: um grupo de pessoas de Braga juntou uma catefrada de assinaturas e foi entrega-las a Lisboa para poder participar na campanha. É um movimento pelo Não. Bom até aqui nada de especial, não fosse as pérolas que sairam da boca de uma das pessoas que lidera o movimento. Atemtem: "vai haver sempre aborto clandestino porque as pessoas não vão querer dar a cara, assim não faz sentido liberalizar o Aborto".
Aqui vai mais uma pérola para quem quiser ver...não se esqueçam de comprar o pack da salvação

3 Comments:

Blogger Seco said...

Depara-te então com esta pérola:

"Avanços recentes na cardiologia fetal mostram que o desenvolvimento do coração ocorre entre as três e as seis semanas de gestação, e que por volta do 20.º dia este já bate.
Entre a 8.ª e a 9.ª semana, o coração está formado com as estruturas cardíacas, ocupando já as posições e realizando as suas funções definitivas.
Às dez semanas, o coração do feto assemelha-se muito ao coração adulto, quer externa, quer internamente.
As mais delicadas estruturas cardíacas, como os milimétricos folhetos da válvula aórtica, estão formadas e vão continuar a sua maturação e diferenciação.
Às dez semanas, a função circulatória está estabelecida e só vai alterar-se após o bebé nascer, com a adaptação à respiração.
O coração bate com regularidade e variabilidade, e a complexidade das funções sistólica e diastólica é comparável à dos adultos.
Sem estigmatizar as grávidas, antes acolhendo-as e aos seus bebés, é nosso dever como profissionais de saúde tornar as "barrigas transparentes", de modo a ajudar os portugueses a compreender que lá dentro está uma pessoa, que, se tiver dez semanas de gestação, tem um coração que bateu 870 vezes durante a leitura deste artigo.
".

por um Cardiologista Pediátrico

1/10/2007 2:58 da tarde  
Blogger caxineira said...

Acho que conheço o desenvolvimento fetal como a palma da minha mão...ou não estivesse grávida há um ano atrás e não tivesse visto o que está descrito (em relação ao coração) com 6 semanas de gravidez. A questão aqui está no argumento utilizado...não faz sentido justificar um Não porque haverá sempre aborto clandestino...seria o mesmo que perdoar um ladrão da sua pena porque já se sabe q ele vai voltar a roubar!! E isso não faz sentido...
Pessoalmente, e tendo em consideração a minha situação actual, não faria um aborto...mas não consigo condenar quem já fez, vai fazer ou pensa fazer um...

1/10/2007 10:19 da tarde  
Blogger Leonor said...

Desculpem, mas proibir o aborto porque bate um coração? Então desculpem, mas cada vez que se desliga uma máquina ventiladora num hospital a uma pessoa em morte cerebral é crime... O que interessa aqui não é se um coração bate, mas se o cérebro tem "consciência", ou redes neuronais que lhe permitam sentir dor, prazer, coisas que um ser vivo sente... Usar o coração como argumento é demagogia, peço desculpa.
Eu sou contra o aborto como método contraceptivo, mas também sou contra o facto de nascerem crianças mal-amadas, maltratadas e infelizes. Eu não faria um aborto, à partida, mas não tenho o direito de forçar os outros a não fazerem o mesmo.

E, já agora, outra pérola, que ouvi ontem no Telejornal: "Abortar é acabar com um ser humano e todos sabemos que sem seres humanos o mundo não existe."

1/11/2007 3:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home